Bia Ferreira revela os bastidores de como chegou ao Sofar Sounds; hit “Cota Não é Esmola” já ultrapassa os 13 milhões de plays no Youtube

15 fevereiro POR ALGOHITS

O dia 19 de novembro de 2017 acabou se tornando um dos momentos mais importantes para o decolar da carreira da artista mineira de Santa Rita do Mutum, Bia Ferreira. A apresentação no projeto Sofar Sounds, programa onde membros se inscrevem para ser convidados para um show privado, realizada na cidade de Curitiba (PR), na qual ela apresenta o single “Cota Não É Esmola”, acabou viralizando na internet após ser publicada em janeiro de 2018.

A escolha por “Cota Não É Esmola”, canção com teor educativo, político e nos moldes de manifesto social acabou viralizando tanto por sua mensagem, como pelo momento político-social vivido no país mas também por ajudar a ecoar a nível nacional o talento e poesia de Bia Ferreira.

Após este movimento o interesse pelo trabalho e obra da artista aumentou significativamente pelos quatro cantos do país. Conversamos com ela para saber mais sobre os bastidores da ida ao Sofar Sounds.

“Nada que eu faço, eu faço sozinha. Eu faço quase nada sozinha. Eu conheci na internet ou televisão uma cantora chamada Michele Mara, ela ganhou no Faustão a premiação de melhor imitadora de Aretha Franklin da América Latina, e ela canta muito. Aí eu adicionei ela no facebook, falei que era cantora, e começamos a trocar ideia depois de um tempo.

Falei para ela que estava indo para Curitiba, peguei uma carona de caminhão, e fui até Curitiba de carona. Cheguei lá e ela falou que o marido dela ia expor, falou “ah meu marido vende tecidos, e vai ter uma feira, eu vou cantar nessa feira, e ele vai expor uns tecidos, aparece lá”. Cheguei bem cedo, tava sem comer ainda, peguei meu violão, sentei, cantei “Cota Não É Esmola” e rodei o meu chapéu, tenho esse vídeo aí, desse dia.

Rodei meu chapeuzinho e fiz dinheiro para o meu hotel, para comer, para ficar tranquila no rolê, aí de repente chegou essa moça, eu toquei antes do show dela, ela tava me vendo cantar e eu não tinha visto que ela já tinha chegado. Ela falou “Menina que bonito você cantando, Meu Deus! Oi eu sou a Michele!” nos abraçamos, trocamos ideia e ela cantou.”, revela Bia Ferreira

A artista ainda conta que logo após a apresentação Michele Mara sugeriu de Bia Ferreira no dia seguinte ir até uma favela conhecer o trabalho da artista Janine Mathias que se apresentaria em um campinho de futebol por lá – e emenda que havia informado para a artista que ela iria e que achava que Bia ia gostar de conhecê-la.

Bia compareceu ao evento acompanhada da irmã, chegando lá para assistir a apresentação de Mathias, que na época cantava rap, Ferreira notou que por lá não existia lugar para plugar violão, só tinha DJs, e ela tinha pedido para fazer uma participação e a Janine tinha topado. Bia Ferreira então optou por tocar “Cota Não É Esmola” em uma versão inteira acapella.

Bia Ferreira Cota Não É Esmola - Foto Por Henrique S. Francisco

Bia FerreiraFoto Por: Henrique S. Francisco

O Convite para Bia Ferreira substituir Janine Mathias no Sofar Sounds Curitiba

Novamente ela roda o chapéu durante a apresentação, conseguiu umas moedas e no fim do show Janine Mathias falou “Poxa menina, você canta muito bonito”. E convida Bia para tocar no lugar dela em um show no dia seguinte, que já estava marcado para ela fazer, e apareceu outro, e neste outro haveria cachê.

“Esse primeiro show que eu ia fazer não vai e eu tô precisando pagar umas contas, você não quer me substituir não?. Não tem cachê mas pelo menos você ganha um vídeo lá que eles fazem do seu trampo e tal”, diz Janine Mathias para Bia Ferreira, a apresentação seria dentro do Sofar Sounds Curitiba

“Passou uns 2 ou 3 dias e cheguei eu para substituir essa mana, Janine Mathias. Chego lá, um monte de branco sentado assim em uma casa que era uma exposição de arte, quadros pela sala inteira. Não podia entrar de sapato. Eu fui toda bem arrumadinha, tive que entrar descalça no rolê, falei “que esses brancos fizeram me fazer tirar o sapato”, eu não sei o que estou fazendo aqui. Vou cantar “diga não ao genocídio do povo preto, esse povo vai me chutar daqui, eu tô em Curitiba”.

Aí fiquei de não vou cantar, não vai rolar cantar. Esse dia eu fui com a Michele Mara que tinha me indicado para a Janine Mathias, ela foi me acompanhar. Eu não tinha nem roupa para tocar, quem me deu roupa foi o marido da Michele que vendia umas roupas nigerianas, e eu peguei uma batinha dele para usar, botei o turbante na cabeça e fui. Cheguei lá, cantei as minhas músicas, povo aplaudiu de pé, povo ficou chocado, gostou, foi muito daora, tudo muito bonito e legal.”.

Após a apresentação a Aline que organiza o Sofar Sounds Curitiba questiona Bia Ferreira qual música das 4 que ela tinha tocado qual gostaria que fosse gravada na live session. Bia responde a “Levante a Bandeira do Amor”. Daí ela gravou e ninguém nunca mais falou com ela, isso ainda em novembro de 2017, e foi para a Bahia, na Chapada Diamantina, para viver da arte e rodar o chapéu.

Ela conta que foi junto de Maísa, que foi a primeira mulher negra a tocar violino na Orquestra Sinfônica de Sergipe, e os shows eram basicamente ela tocando violão e a artista executando melodias em seu violino. E na base do improviso elas impressionavam acumulando um bom dinheiro para se manter a cada apresentação. Até que acabou a grana e a comida e ela decidiu ir para Lençóis para rodar o chapéu para turistas tocando “Cota Não É Esmola”.

“Aí uma menina levantou a mão e me chamou na mesa dela, botou um dinheiro no meu chapéu e falou: “Você não é a Bia Ferreira?”. Aí eu falei: “Eu sou, mas como é que você sabe meu nome?”. Aí ela: “Você cantou essa música “Cota Não É Esmola” no Sofar Sounds…”. Respondi: “Mas você tava lá?” e ela: “Não, é que é um vídeo com mais de 1 milhão de visualizações, né?”. Aí eu falei “como assim?”. Aí ela me mostrou o vídeo.”

O Impacto de “Cota Não É Esmola” na Educação e Cultura

Eu tinha pedido para ir “Levante a Bandeira do Amor” e a galera do Sofar achou mais impactante o “Cota Não É Esmola” e resolveram que eles iam colocar no ar o “Cota Não É Esmola” e hoje é o vídeo mais assistido da América Latina do Sofar Sounds e é o quarto mais visto do mundo deste projeto. Além de ser leitura obrigatória do vestibular da UNB, está presente em todos os livros de história de primeira a quarta série do sistema SESI de ensino e me levou para todos esses lugares que eu vou com arte, foi através dessa música que eu cheguei lá. Bem massa!”

Ela revela que agora está indo para Portugal para fazer um show em uma feira de música e vai fazer uma participação no show da Michela Mara que é a minha amiga que me deu a bata, que me chamou, que me indicou para a Janine Mathias, para eu gravar o Sofar Sounds, para eu estar aqui, e eu vou fazer uma participação do show dela e o ciclo continua! A gente se mantém junta e fortalecendo umas as outras assim eu acho que a gente não faz nada só, a gente vive em Quilombo, e essa história é a maior prova disso, como uma esmola mudou a minha vida.”

Atualmente o vídeo para “Cota Não É Esmola” ultrapassa as 12.888.182 visualizações no Youtube.

Já o Sofar Sounds Curitiba está em atividade desde 2014.

Conheça outros artistas da AlgoHits acessando o nosso blog

RELACIONADAS