Tudo que você precisa saber sobre NFTs no Instagram, Twitter, TikTok e no Twitch

16 agosto POR ALGOHITS

Os NFTs (token não fungível) estão cada vez mais presentes no universo digital e as principais redes sociais como Instagram, Twitter, Twitch e TikTok já estão com iniciativas de integração com as principais blockchains do mundo.

A intenção é a de valorizar através da monetização os produtores de conteúdo, e artistas, que ajudam a engajar os usuários e consequentemente fazem com eles que passem mais tempo nas respectivas plataformas.

NFTs no Instagram

Após uma série de testes desde maio de 2022, o Instagram lançou oficialmente em agosto o recurso de NFTs no Brasil e em mais de 100 países. Com isso os criadores e colecionadores de NFTs podem compartilhar seus colecionáveis na rede da Meta. Entre as possibilidades estão desde imagens, vídeos, músicas, obras e até mesmo cartões comerciais digitais.

A empresa de Zuckerberg afirmou em comunicado que a utilização dos tokens na plataforma é uma das formas de expandir o acesso e acelerar a inovação no Metaverso, tanto para pessoas quanto para criadores de todo o mundo. Os usuários podem conectar sua carteira digital ao perfil de Instagram.

NFTs no Instagram

Ao compartilhar a arte digital, ela receberá um tratamento visual especial e contará com informações públicas, como uma descrição.

Os posts em NFTs no Instagram aparecerão como publicações normais, podendo se estender para o feed, stories e mensagens. Além disso, ao publicar um colecionável, o criador e colecionador daquele NFT poderão ter suas contas automaticamente marcadas em conjunto.

NFTs no Instagram 2

O Spotify também anunciou recentemente o início dos testes para recurso que permite que os artistas do streaming de áudio consigam promover os seus tokens na plataforma. Então é um momento de aguardar até que o recurso esteja disponível. Ações como essas nos direcionam cada vez mais a Web 3.0.

NFT no Twitter

Em dezembro de 2022 o Twitter passou a permitir que usuários, inicialmente do seu plano premium (Blue), pudessem utilizar NFTs como fotos de perfil. O recurso que no momento já está disponível para todos os usuários da rede social foi possível através da integração com carteiras digitais da Coinbase e Open Sea.

Diferentes das fotos de perfil comuns na plataforma as fotos em NFT aparecem como hexágonos em vez de círculos. Além disso, os usuários que clicarem nas imagens podem ver mais informações sobre as obras de arte digitais.

NFT no TikTok

A rede social de vídeos mais popular do momento anunciou no último trimestre de 2021 a primeira incursão no mercado de NFTs. O anúncio foi feito através de uma coleção inspirada por seus criadores mais influentes.

O programa denominado TikTok Top Moments, permite com com que os criadores de conteúdo sejam reconhecidos e recompensados por seu conteúdo. Os drops de NFT foram lançados na Ethereum e alimentados pela Immutable X, uma solução de escalabilidade para o protocolo NFT de segunda camada Immutable.

A seleção de seis vídeos da primeira leva do programa TikTok contou materiais produzidos com os top creators da comunidade. Cada NFT individual celebrou o impacto que esses criadores – incluindo Lil Nas X, Rudy Willingham, Bella Poarch, Curtis Roach, Brittany Broski, FNMeka, Jess Marciante e Gary Vaynerchuk.

Entre outros criadores que estiveram em destaque, por conta do seu impacto cultural criativo, estiveram COIN ARTIST, x0r, RTFKT, Grimes e muito mais. Tudo isso em NFTs de edição limitada.

As ações nesse sentido podem ser acompanhadas em tempo real através do site do TikTok na plataforma Immutable.

Conheça também alguns vídeos comercializados no TikTok Top Moments

A intenção segundo a própria plataforma chinesa é que a receita das vendas vá diretamente para os criadores de conteúdo e artistas do NFT. A iniciativa não é a primeira do TikTok na blockchain, já que em agosto de 2021 eles anunciaram uma parceria com a plataforma de streaming de blockchain Audius em torno do novo recurso TikTok Sounds. A integração permite que os usuários do Audius exportem músicas criadas no protocolo para o TikTok.

NFT no Twitch

O universo geek é um dos que cada vez mais está imerso em NFTs principalmente por conta dos jogos. A princípio a novidade veio no fim de 2021 através do estúdio de jogos Blockchain Enigma Games que lançou um plugin para que gamers do Twitch usem NFTs, a intenção é justamente criar uma maior interação na comunidade.

O recurso usa o blockchain Efinity da Enjin no PlayNFT e em uma série de jogos e aplicativos e têm integração com o Twitch. Através dele os streamers podem cunhar NFTs em jogos como Min-Mins, MyMeta Minecraft e Shield of Shalwend. Além de poder cunhar tokens no marketplace da PlayNFT para distribuir para o seu respectivo público.

A PlayNFT também pode ser usada por desenvolvedores para arrecadar fundos ou criar experiências únicas para a comunidade de jogos blockchain, de acordo com o site oficial.

“Os streamers do Twitch estão constantemente procurando maneiras de alcançar novos públicos e se conectar com eles em um nível mais profundo. Acreditamos que os NFTs, como uma forma de moeda social, se tornarão a ferramenta de envolvimento da comunidade mais popular na Internet.”, explica o CEO da Enigma Games, Xavier Moore, durante o lançamento  A própria empresa detentora do Twitch no começo de 2022 lançou a Fractal, um novo marketplace do grupo. Tendo como base a rede da Solana (SOL), o foco é a comercialização de avatares, skins, terrenos e outros itens digitais em forma de NFTs para jogos no estilo play-to-earn.

RELACIONADAS