SIM São Paulo completa 10 anos e estreia como parceira da Algohits, confira os destaques da programação
Com dez anos de história, a Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo), é uma das mais importantes feiras de música da América Latina. O evento reúne agentes da músicas dos mais diversos setores do ecossistema da indústria de vários lugares do Brasil e do mundo.
A edição acontece a partir desta quarta-feira (25/01) e vai até o sábado (28/01), no Espaço Cultural Central e mais de 20 casa de shows, em São Paulo. Tendo sua primeira edição realizada em 2013, o evento tem como premissa discutir as tendências do setor, capacitar e criar oportunidades de negócios.
Nesta quarta (25) acontece a tradicional festa de abertura para credenciados. Já a cerimônia de premiação da 5a edição do Prêmio SIM encerra o evento dia 28. A sessão de pitch de novos artistas acontecerá nos dias 26 e 27. A Algohits também aproveita a ocasião para estrear como parceira da SIM São Paulo.
“Estamos chegando na décima edição da SIM São Paulo. Estamos saindo de uma caverna e conseguindo enxergar o que tem do lado de fora e quais são as novas perspectivas para os próximos anos. Todo mundo está cheio de esperanças quanto à elas. Isso tudo dá para ser visto e está sendo traduzido em forma de arte na nossa própria comunicação visual, que vem muito brilhante, acesa, iluminada e colorida, para trazer toda essa vibração positiva para o próximo ano e para o futuro”, disse Fabiana Batistela, Diretora da SIM São Paulo.
A conferência contará com cerca de 30 painéis com palestras, debates, workshops e keynotes; atividades de negócios, como speed-meetings, meetups, coquetéis de networking, etc, sessão de pitch para novos artistas e startups de música.
“A SIM São Paulo, como sempre, foca em conteúdos novos que mostram um pouquinho o que vem pela frente. Então, a gente fala de novas tendências, movimentos artísticos e do mercado, além da ênfase da música como um agente de transformação social, inclusão, diversidade e de humanização, não só do mercado, mas da própria sociedade em si”, pontua Fabiana Batistela, Diretora da SIM São Paulo sobre a programação
Novidades para 2023
O portal SIM e o Instagram oficial, por sua vez, terão notícias sobre o mercado musical e suas transformações, além de conteúdos audiovisuais e entrevistas com os principais agentes do setor, em discussões diárias sobre os caminhos da produção, consumo, distribuição e outros. Os espaços serão facilitadores de informações e complementarão, com conteúdo digital, a programação presencial da 10a edição.
Em 2023, com um cenário político muito mais favorável à cultura e com o novo período de esperança que chega com o novo governo, a SIM deverá ampliar sua atuação com a SIM Transforma e com o DATA SIM, e ainda lançar uma nova iniciativa que deverá funcionar durante o ano todo, a ser divulgada em breve.
Destaques da Programação da SIM São Paulo
Selecionamos alguns destaques da programação da edição de dez anos da SIM São Paulo.
TIKTOK E MÚSICA, IDEIAS DE COMO TRABALHAR COM MARCAS
Onde: Central – Programação Diurna SIM São Paulo
Quando: 26/01 – Sala Conferência 1 – 11:30h
Com: Caroline Carneiro (Music license TikTok).
Sinopse: “Sabemos que o TikTok é onde as trends nascem, a cultura se modifica e a música acontece, mas o licenciamento de música pode ser complexo e uma fonte de confusão para a maioria das marcas, por isso, queremos clarear com algumas dicas que vão te ajudar com uso efetivo de música para promover marcas. Vamos explorar trends nascidas ou criadas para a plataforma e apontar a direção certa para uma colaboração de sucesso entre criadores de música e anunciantes.”
INTERSECCIONALIDADE NA INDÚSTRIA MUSICAL E CONTRATOS ARTÍSTICOS
Onde: Central – Sala Conferência 1 – Programação Diurna SIM São Paulo
Quando: 26/01 – 16:30h
Com: Realezza (advogada e artista)
Sinopse: “Rebeca Elen, bacharel em Direito, palestrante e consultora jurídica na área de Direitos Autorais e Contratos Artísticos. Conhecida artisticamente como Realleza, multiartista independente do segmento Hip-Hop e R&B há mais de uma década, atuando como: rapper, cantora, compositora e produtora cultural. Idealizadora do projeto Minha Arte Meus Direitos (MAMD), busca promover a democratização da justiça, através da educação, para profissionais independentes da indústria musical sob uma perspectiva interseccional de raça, gênero e classe. Trazendo uma abordagem sobre contratos artísticos e de prestações de serviços com intuito de trazer equilíbrio nas negociações contratuais e promover a preservação dos direitos autorais e conexos.”
WORKSHOP: DA COMPOSIÇÃO AO VIDEOCLIPE – DIREITO AUTORAL, DISTRIBUIÇÃO DE RECEITAS E CADASTROS. O BÁSICO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA GARANTIR OS SEUS DIREITOS.
Onde: Central – Sala Conferência 1 – Programação Diurna SIM São Paulo
Quando: 26/01 – 18:30h
Com: Pamella Gachido (Diretora da Pedra Onze)
Sinopse: “Pamella Gachido tem mais de 15 anos de experiência em produção executiva e direção artística. Como sócia e diretora da Pedra Onze, realiza diferentes projetos culturais com base na música: gerenciamento de carreira, direção artística e executiva, criação, curadoria, consultoria, além de projetos educacionais. É diretora do programa Caça Joia, exibido pelo Globoplay e Canal Futura, e agencia as carreiras artísticas de Chinaina, Max B.O e da banda Del Rey. Pamella é bacharel em Comunicação Social, Rádio e Tv pela Cásper Líbero, e tem especializações pelo Instituto Gênesis da PUC RJ em Música, Copyright e Tecnologia, e em Música & Negócios.”
INTELIGÊNCIA E CURADORIA DE DADOS NA MÚSICA: DOS NÚMEROS À PRÁTICA
Onde: Central – Sala Conferência 2 – Programação Diurna SIM São Paulo
Quando: 26/01 – 15h
Com: Alexandre Ferrari (Clav Music/SP), Pedro Bontorim (Clav Music/SP) e Marissol Mwaba (Artista/ SC)
Sinopse: “O que os dados dizem para além dos números? Como podemos transformar essas informações em insights, estratégias para ação e até mesmo prever sentimentos, reações e conexões sensoriais entre artista e público? Neste painel, o diretor criativo Alexandre Ferrari e o curador de dados e pesquisador Pedro Bontorim se juntam para dar passos práticos para artistas, profissionais da música buscarem, interpretarem e aplicarem dados para seus projetos. O painel contará com a presença da artista Mirassol Mwaba, onde juntos navegarão por seus dados, incluindo a leitura sensorial mapeada por algoritmos de suas músicas.”
UBC APRESENTA: SESSION STUDIO – COMO IDENTIFICADORES PODEM TE AJUDAR A RECEBER ROYALTIES
Onde: Central – Sala Conferência 2 – Programação Diurna SIM São Paulo
Quando: 26/01 – 17h
Com: Peter Strauss (UBC), Henrique Cruz (Session Studio)
Sinopse: “Tecnologia e inteligência de dados a serviço dos criadores brasileiros. Esta é a premissa da parceria firmada entre a UBC e a organização global de música Session. Além de apresentar a ferramenta, os participantes vão conversar sobre formas de facilitar o fluxo de créditos corretos do criador e maneiras de possibilitar pagamentos de royalties de música mais precisos e ágeis.”
WORKSHOP: DIRETO AUTORAL E USO DE SAMPLE
Onde: Central – Estúdio Central – Programação Diurna SIM São Paulo
Quando: 26/01 – 11h
Com: Tiago Barbosa (Rapper e advogado no selo Laboratório Fantasma/SP) e Dj Nato_PK (Dj, Beatmaker e produtor no selo Paudedaemdoido)
Sinopse: “Tiago Barbosa juntamente com DJ Nato_PK apresentam o workshop sobre Direito Autoral e uso de Sample, abordando pontos como: produção fonográfica, sample, música eletrônica, licenças de uso. Durante o workshop, serão apresentados e discutidos cases famosos e curiosos sobre o assunto. Também será abordado formas de uso de sample na prática.”
WORKSHOP: DIREITO AUTORAL 101 – O QUE TODO ARTISTA PRECISA SABER SOBRE DIREITOS AUTORAIS PARA PROTEGER E MONETIZAR SUAS CRIAÇÕES
Onde: Central – Sala Conferência 1 – Programação Diurna SIM São Paulo
Quando: 27/01 – 11:30h
Com: Guta Braga (advogada, diretora MTC)
Sinopse: “Guta Braga trabalha na indústria da música há uns 30 anos. Trabalhou em empresas como Sony Music, Warner/Chappell, Sony Publishing, Universal Publishing. Atualmente, presta consultoria para selos, empresas de tecnologia, clearance para lives e campanhas publicitárias. Seguindo sua vocação de compartilhamento de informação, criou, em 2012, sua empresa e um grupo homônimo no Facebook, MÚSICA COPYRIGHT E TECNOLOGIA para compartilhamento de informações, de forma gratuita, para artistas, autores, profissionais e estudantes do mercado.
Hoje a MCT está também presente com canal no Instagram e Discord. Tem em seu portfólio de clientes empresas como Bytedance (Tiktok), MusixMatch, Deezer, PinneapleStormTV (Poesia Acústica), SleepTales ( um dos maiores selos especializado em lo-fi) Backoffice (empresa de gestão de direitos autorais), Weplay (plataforma de vídeos nacionais) e Laboratório Fantasma (artistas como Emicida, Fioti, Rael, Drik), PapelPop ( Um Milkshake chamado Wanda, Wanda Experimenta). Colabora com artistas indies, da cena urbana, tais como Rashid, CesarMC, Jonathan Fer, Kalli, Cassiano, Doode, Michel Telo, entre outros, para desenvolver estratégias de negociação de contratos com selos, gravadoras, distribuidora digital e editoras. Além disso, coordena o mais completo curso de direitos autorais no Brasil. O curso Musica Copyright e Tecnologia é uma parceria com escola Música de Negócios do Leo Feijó junto ao Instituto Genesis e Puc/RJ. O curso é uma ferramenta para se entender melhor os tipos de contratos, formas de negociação, além de como funciona a gestão de direitos autorais no Brasil.”
ROCKING GORILLAS MUSIC APRESENTA O WORKSHOP: POR QUE ARTISTAS INDEPENDENTES PRECISAM DE UMA EDITORA?
Onde: Central – Sala Conferência 1 – Programação Diurna SIM São Paulo
Quando: 27/01 – 15:30h
Com: Helena Cavalcanti (Diretora editora Gorillas)
Sinopse: “As editoras de música têm o papel de administrar, licenciar e promover as obras dos compositores que representam. Mas não é possível fazer tudo isso sozinho como artista independente? Não posso receber os valores decorrentes da utilização das minhas obras diretamente por meio do contrato com associações, selos e agregadoras? Essas e outras dúvidas comuns serão discutidas na apresentação que procurará esclarecer a importância das editoras em um mercado cada vez mais dinâmico, tecnológico e colaborativo.”
Você pode conferir a programação completa da SIM São Paulo clicando aqui.
A SIM São Paulo também conta com uma programação noturna com shows divididos em diversas casas pela cidade e você sabe mais detalhes sobre cada um dos eventos clicando aqui.
SERVIÇO SIM SÃO PAULO 10 ANOS
Local: Central
Mais cerca de 20 casas de shows espalhadas por São Paulo
Data: 25 a 28 de janeiro de 2023
Credenciados têm acesso livre à programação completa da SIM.