Rock In Rio, Lollapalooza, Prêmio Multishow e m-v-f- awards apostam em NFTs

09 novembro POR ALGOHITS

Grandes festivais como Rock In Rio e Lollapalooza apostam em NFTs como benefício

Os NFTs estão cada vez mais presentes no dia a dia dos festivais e premiações permitindo com que o fã ou artista possa ter um novo tipo de experiência através do seu colecionável. Seja garantindo acesso a benefícios como também a novas experiências. Listamos algumas ativações recentes em grandes players do mercado brasileiro.

Rock In Rio

O Rock In Rio um mês após a edição de 2022 lançou uma nova coleção em formato de NFTs apelidada de “Eu Fui” em parceria com a Block4. O material é inspirado nos antigos ingressos e para isso foram desenvolvidos sete modelos personalizados de NFTs das pulseirinhas, com identidades únicas que representam cada um dos dias do festival.

“A cada edição o Rock in Rio vem se inovando cada vez mais. Temos nos aliado às novas tecnologias que estão surgindo pois sabemos do enorme potencial e alcance que possuem. Em agosto, um pouco antes do festival, anunciamos a chegada do Rock in Rio ao Metaverso com um mapa exclusivo no Fortnite. Hoje, estamos entrando no universo das NFTs, um desejo antigo que tínhamos e estamos muito felizes de realizar”, comemora Luis Justo, CEO do Rock in Rio.

E, complementa, “Sabemos que as pulseiras eram especiais para os nossos fãs e que eles as guardavam como uma espécie de recordação do festival. Inclusive, há sempre um sentimento de nostalgia muito forte ligado ao festival, tanto que também já tivemos a lama de 1985 como souvenir da Cidade do Rock. Foi pensando justamente nessa emoção que desenvolvemos nossa primeira arte digital inspirada nos antigos ingressos, para manter vivo o forte sentimento de memória e nostalgia que as pulseiras carregam.”, conclui Justo.

As NFTs são exclusivas para quem compareceu ao festival na edição do reencontro, não têm custo para serem adquiridas e estarão disponíveis na plataforma rockinrio. tibs .app.

Para o usuário resgatar a pulseira correspondente ao dia ou aos dias que foi ao Rock in Rio, ele receberá, por meio do e-mail cadastrado na ingresso.com, códigos únicos, pessoais e intransferíveis, que não poderão ser comercializados. O usuário deverá acessar o link de resgate enviado no e-mail, fazer o cadastro na plataforma com seus dados pessoais, incluir o código único de resgate e, assim, terá sua pulseira disponibilizada.

O resgate das NFTs ficará disponível na plataforma até o dia 11 de novembro, às 23h59. Logo em breve, os proprietários dos colecionáveis também poderão realizar transações por meio da plataforma TiBS, negociando com colecionadores interessados e atuando no mercado de NFTs.

“Cada uma das sete pulseiras desenvolvidas tem uma temática diferente. Aqueles que foram no dia 2 de setembro, que tinha IRON MAIDEN como headliner, receberão uma NFT inspirada na frequência das guitarras das maiores bandas de rock da geração.

Os que foram no dia 3, com Post Malone como principal atração, ganham uma pulseira com estilo irreverente, para os que gostam de experimentar toda a liberdade sonora e corporal que a música tem a oferecer. Já os fãs que foram no dia 4, em que Justin Bieber foi o grande destaque, terão um item que exprime a originalidade, estilo, atitude e a essência cativante dos artistas que subiram aos palcos do festival para fazer história e não deixar ninguém parado.

Já a arte desenvolvida para o dia 8, em que Guns n’ Roses foi o headliner, quebra padrões e tem uma alma hardcore, com um design marcante e subversivo, tudo a ver com a contracultura. A NFT que representa o dia 9, com Green Day como atração principal, é inspirada em visual todo preto, com cabelo com franja, ao som das bandas que marcaram a história. A pulseira digital do dia 10, com Coldplay como o grande destaque da noite, traz toda a vibração e a animação das atrações que ocuparam os palcos do festival na data. Por último, a arte do dia 11, que teve Dua Lipa como headliner, foi feita em homenagem às atrações incríveis que contagiaram o público, mostrando toda a potência feminina.”, conta o festival no release do anúncio.

Rock In Rio NFTs 2022

Prêmio Multishow

O Prêmio Multishow 2021 também apostou nos NFT, em parceria com a All Be Tuned. Para receber as artes, animadas em 3D foi disponibilizado um link por tempo limitado e era possível votar em quais dos indicados na categoria Youtube Shorts ExperimenteJoão Gomes, L7nnon, Marina Sena, Matheus Fernandes e Zé Vaqueiro – o usuário gostaria de ver levantando o troféu no palco da cerimônia.

A ativação durou apenas 2 horas, entre às 19h e às 21h do dia 7/12. Após isso quem fizesse o cadastro receberia seu token via e-mail. Saiba mais sobre a ativação no site da Globo.

m-v-f- awards

Music Video Festival (m-v-f-) completa 10 anos neste ano. O evento, que ainda não tem data definida, será em São Paulo e é o representante brasileiro de rede global de festivais que focam no reconhecimento da arte do videoclipe. As inscrições para a mais nova categoria: ‘melhor direção estreante em videoclipe em parceria com a Spcine’, que reconhece os primeiros trabalhos realizados por uma nova comunidade criativa, ficaram abertas até 15 de outubro.

Ao todo, são 25 categorias, sendo 18 nacionais (com músicas de artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil) e 7 internacionais (com músicas de artistas estrangeiros ou brasileiros radicados no exterior), entre escolhas do júri e do público. As categorias, além das tradicionais, acompanham movimentos e tendências do mercado de arte e vídeo, como ‘Melhor Videoclipe para Marca ou Instituição’, que lança um olhar para o cruzamento do videoclipe e da publicidade, e ‘De Mina Pra Mina em parceria com a TPM’, que tem como recorte clipes dirigidos por mulheres, para artistas do gênero feminino.

Nesta edição, em parceria com a phonogram.me, trabalhos nacionais vencedores terão a oportunidade de transformar seus videoclipes em NFTs.

Lollapalooza

Para celebrar seus 30 anos de existência, e as sete edições e colaborações internacionais, com artistas selecionados da programação de 2021, o Lollapalooza lançou sua primeira coleção de NFTs. Para isso o festival no ano passado escolheu a Solana, uma blockchain de alto desempenho que fornece infraestrutura escalável, ultrarrápida e eficiente em energia para aplicativos descentralizados e mercados NFT, para alimentar o Lollapalooza Digital Marketplace.

A iniciativa ficou disponível em um site feito especialmente para a ativação. No total, o Lolla lançou, em 2021, 18 tipos diferentes de tokens, sendo que destes, três foram dados de graça para os usuários. Através da ação a moeda da Solana teve aumento de 7% após o anúncio do patrocínio do palco e ativação.

Por conta do sucesso na edição, a parceria voltou em 2022, segundo o site da Solana especial para abrigar os NFTs, para a edição de Chicago do evento organizado por Perry que aconteceu entre 28 e 31 de julho.

“Esta é a sua chance de ter um pedaço do Lollapalooza e fazer parte da comunidade exclusiva.
Desbloqueie sua dopamina coletando todas as 4 coleções em 2022.
1 coleção lançada a cada dia do Lollapalooza no Solana Compound (nossa ativação perto do palco Solana x Perry)”, dizia o anúncio do site promocional

Por meio de uma experiência que alia o offline ao online, quem pode ir ao festival pode obter benefícios escaneando tags espalhadas pelo palco.

“Encontre etiquetas de resgate ao redor do Solana Compound no Lollapalooza e digitalize-as com seu telefone. Se você digitalizar todos eles, poderá resgatar passes VIP, experiências exclusivas, brindes e muito mais!”, incentivava a plataforma em seu site oficial.

Solana Lollapalooza NFTs

Entenda mais sobre NFTs em artigo publicado em nosso blog

RELACIONADAS