Quanto o Spotify paga por play?

18 agosto POR ALGOHITS

Em dados atuais, o Spotify paga em média aos artistas entre US$ 0,003 e US$ 0,005 por stream. Isso já contabilizando a divisão da receita aproximada de 70/30, ou seja, 70% para os artistas e detentores dos direitos e 30% para o Spotify.

Porém é necessário lembrar antes de tudo que esses 70% podem incluir a editora, o compositor, os proprietários da gravação master (artista e/ou gravadora), o que faz com que esse número possa ser ainda menor e que o debate por melhor repasse por parte da plataforma de streaming seja um debate que se mantém atual.

Então, por exemplo, se você tiver 1 milhão de plays segundo os cálculos atuais, você gerará 4.370 dólares de royalties.

Como funciona o modelo de pagamento de Royalties do Spotify?

O Spotify segue o que é conhecido como modelo de distribuição “pro-rata” ou “centrado em plataforma”. Isso significa que a receita gerada e paga a artistas individuais que lançam na plataforma é dividida com base nos 4 fatores.

1) Pool total de receita de streaming do Spotify
2) Pagamento global negociado como uma porcentagem dessa receita
3) Número total de streams na plataforma
4) O número de seus streams na plataforma

Por esta razão no mundo do streaming não existe um conjunto de receitas unificado. Em vez disso há várias variáveis que interferem como por exemplo: tipo de assinatura, mercado local, país e assim por diante. Diferentes tipos de fluxos geram resultados diferentes no fim do saldo final. Para cada lançamento a taxa de pagamento de streaming está em fluxo constante justamente pelas centenas de fatores que compreendem a receita geral. 

O modelo de Pagamento por um único stream gera dois tipos de royalties: os mecânicos e os de desempenho.

Portanto, para os artistas que lançam suas músicas nessas plataformas, o pagamento por stream é essencialmente a quantidade de dinheiro que o artista ganha por um único stream de uma de suas faixas ou músicas. O que faz valer a pena estar em mais de uma plataforma de DSP.

Três fatores que afetam as taxas de Royalties:

  •  Com quem você distribui

O Spotify não paga royalties para artistas baseado em direitos em contrato entre o Spotify e o artista. Ao invés disso o artista vai receber os ganhos repassados por sua distribuidora ou gravadora.

O que significa que o dinheiro que você irá receber vai depender de quem for o distribuidor que você trabalhe, o que faz com que seja importantíssimo ler contratos com eles antes de fechar uma parceria.

  • País de origem dos seus ouvintes

Por mais que isso não seja a primeira coisa que você imagine a primeira vista, o local onde seus ouvintes estão, importa. Um exemplo disso é que nos EUA, o valor pago por stream é de $0.0039, enquanto em Portugal esse valor cai para $0.0018. Logo, se você possui um alcance global isso influenciará os seus rendimentos. 

  • O Plano dos seus Ouvintes no Spotify

Não é nenhum segredo para ninguém que o play plano premium gera mais rendimentos para o artista que o play em uma conta gratuita, embora que isso ainda seja desconhecido por muitos. 

RELACIONADAS