Passo a passo para seu videoclipe ser exibido na TV

14 junho POR ALGOHITS

Que o videoclipe é uma ferramenta de promoção importante dentro da estratégia para a divulgação do seu trabalho artístico, você já sabe. É bem verdade que o webclipe, e os formatos de micro vídeos para as redes sociais, mudaram bastante as regras do jogo e as televisões foram ficando em segundo plano neste sentido…porém vale lembrar que a TV ainda chega a mais pontos do país que a internet – assim como o rádio. Mas o que fazer para ter a oportunidade de exibir seu videoclipe nos principais canais de televisão? Por isso aqui no blog da Algohits preparamos especialmente para vocês um passo a passo para seu videoclipe ser exibido na TV. Confira!

O que diz a Lei?

Desde 2012 está em vigor a Lei 12.485 que obriga canais de TV paga a exibir uma determinada quantidade de horas de obras audiovisuais brasileiras, e os videoclipes podem se encaixar nesse tipo de conteúdo.

Isso significa que vários canais de TV paga (ou TVs a cabo, como são conhecidas) tem interesse em exibir estes clipes. Para certificar seu clipe como obra brasileira apta a cumprir essa exigência (ou obra brasileira qualificada) é necessário tirar certificados na ANCINE.

Para exibir o videoclipe na programação é obrigatório possuir as certificações da ANCINE. Caso os canais não respeitem a exigência eles podem passar por uma série de sanções legais.

Onde vale tentar exibir seu videoclipe?

Antes de mais nada, vale caprichar na sua produção audiovisual. Em um cenário ideal, é importante trabalhar com excelentes profissionais para que o resultado final do seu vídeo impressione as curadorias dos canais de televisão e até mesmo faça com que o videoclipe se dê bem em mostras e premiações de videoclipes mundo a fora. Porém nem sempre essa é a realidade do artista independente.

Dica: Vá a faculdades atrás de cursos ligados ao meio audiovisual, converse com os professores sobre a possibilidade de uma parceria com alunos. Pode ser um bom começo para aliar forças com quem também busca holofotes para mostrar o seu trabalho.

Dentro da TV a cabo temos videoclipes sendo exibidos na MTVMultishowBisWoohoo, Play TV e Music Box Brasil. Ou seja vale a pena ir atrás dos curadores e entender cada um dos processos para que seu videoclipe veículo além da web. Afinal de contas quanto mais pessoas seu trabalho chegar, melhor.

Os contatos de cada canal:

Multishow/BIS: http://multishow.globo.com/fale-conosco.html
Woohoo: marina@woohoo.com.br
Box Brazil: minhabanda@boxbrazil.tv.br
Play TV

Sites como o Música Pavê e o Hits Perdidos, e premiações como Music Video Festival, Fest Clip e Prêmio Profissionais da Música, além de mostras regionais de videoclipes como a Funcultura, do Espírito Santo, também ajudam com que o videoclipe circule e chegue a cada vez mais pessoas.

O que preciso ter em mãos para o Videoclipe ter a chance de ser exibido?

Para o videoclipe ser exibido na TV, é necessário que o detentor dos direitos autorais e/ou patrimoniais do clipe assine o Contrato de Licenciamento que é um termo de autorização para exibição gratuita do videoclipe.

É indispensável, além deste contrato assinado, o envio do PDF do CRT do videoclipe na ANCINE (para o segmento de serviço de comunicação eletrônica de massa por assinatura – TV Paga).

Videoclipes sem CPB e CRT tem menos chances de serem exibidos.

O que enviar para o canal?

Envie seu clipe em um dos formatos abaixo (arquivo digital somente)

  • Link para baixar (Wetransfer, Dropbox, etc). – Caso não for possível a conversão, a equipe do veículo entrará em contato;
  • Links em HD ou FullHD do YouTube ou Vimeo;
  • Contrato de Licenciamento assinado escaneado.
  • PDF do CRT para o segmento de TV Paga.

Não esqueça de incluir

– Título da música, nome da banda.
– Gravadora que lançou a música. Se não houver, coloque Independente.
– Nome do diretor do clipe.

Dicas gerais de envio

Cada TV tem seu modus operandi nessa parte mas é importante ter em mente para o envio alguns fatores.

– Arquivos .mov ou .avi, .mp4 em HD.
– Não mande clipes com créditos. Os créditos são incluídos pela TV baseado nas informações enviadas pelo artista.

Em geral, os canais exibidores pedem informações sobre a produção do videoclipe, sobre o fonograma, sobre a fotografia e a edição e, principalmente, avaliam se o conteúdo é adequado à proposta musical do canal e ao seu público-alvo.

Importante

O envio do clipe e dos documentos não garante a exibição.
Todos clipes passam por uma seleção que obedece a critérios técnicos e artísticos.

Se ainda não tiver os certificados CPB, disponível no site do governo federal, e CRT, o mesmo deve ser solicitado via site da Ancine.

“O CPB é uma espécie de certidão de nascimento da obra, que atesta as características e informações principais dela, como tipo de obra, duração, direção, titularidade etc. O CRT (Certificado de Registro de Título) é a ‘carteira de habilitação’ da obra, é o documento que lhe permitirá circular, ser comercializada. Assim como a carteira de habilitação, o CRT também tem categorias diferentes, ou seja, se será (uma obra) para TV aberta, fechada, cinema, vídeo doméstico etc”, detalhou o advogado Gabriel Avelar, consultor jurídico do escritório paulistano Artis Cultural, especializado em projetos culturais, em entrevista para a UBC em 2019

O que é o CPB (Certificado de Produto Brasileiro)?

É o documento de identificação de uma obra audiovisual nacional de natureza não-publicitária.

O CPB é um documento gratuito.

Em caso de dúvida sobre o CPB, envie sua consulta para o e-mail: registro.cpb@ancine.gov.br

O que é o CRT (Certificado de Registro de Título)?

É o documento ligado à forma como será comercialmente explorado, e deve ser emitido também para obras estrangeiras e publicitárias.

O CRT tem valores específicos a serem pagos dependendo do tipo de veiculação do audiovisual.

Baixe o passo a passo e saiba como conseguir a certificação CRT para o seu clipe clicando aqui.

E agora o que eu faço?

O primeiro passo para obter os documentos é cadastrar-se na Ancine, para que os pedidos de registro fiquem vinculados a essa conta. Mesmo que esse cadastro seja feito por uma pessoa física, é necessário que haja uma pessoa jurídica incluída no processo.

Assim que aprovado, é preciso preencher um formulário para cada videoclipe, descrevendo a obra (não publicitária e não seriada), seus produtores (e suas porcentagens sobre o vídeo), se houve ou não a participação de empresas contratadas e outras informações sobre direitos patrimoniais.

Ao terminar o cadastro da obra audiovisual, é emitida uma guia para pagamento da Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional), no caso do CRT.

Nos dois casos, também deveria ser enviado a um dos escritórios da Ancine (no Rio de Janeiro, em São Paulo ou em Brasília) um DVD contendo a obra audiovisual.

Durante o período da pandemia, a Ancine deixou temporariamente de requerer as cópias físicas. A orientação é enviar um link com senha para download do vídeo para o e-mail registro.cpb@ancine.gov.br. O vídeo deve estar em baixa resolução e já conter os créditos. Em um futuro próximo, a Ancine ainda pode solicitar o envio do material em DVD.

Passo a Passo para tirar CPB e CRT

1º passo

– Registrar a empresa ou pessoa física que detém os direitos autorais do show ou do videoclipe.

Se o detentor for o diretor do clipe, é ele quem deve se registrar na ANCINE, com seu CPF.

Se o detentor dos direitos autorais for uma produtora ou gravadora, é o representante legal que tem que dar entrada no registro da produtora usando o CNPJ da produtora.

Para se registrar:

– Acessar www.ancine.gov.br

– No menu da direita, clicar em SISTEMA ANCINE DIGITAL.

– Clicar em “quero me registrar na ANCINE”

Tente registrar sua produtora (CNPJ) como produtora brasileira independente. Se for se registrar como pessoa física, tente como produtor brasileiro independente.

Somente depois que o registro for efetuado é que você poderá seguir para os próximos passos.

2º passo

– Como requerer o Certificado de Produto Brasileiro – CPB para obra audiovisual não-publicitária – e o Certificado de Registro de Título – CRT para obra audiovisual não-publicitária.

O CPB e o CRT devem ser requeridos pela Internet.

Acesse o portal da ANCINE – e siga os seguintes passos:

a) Clique na opção: Sistema ANCINE Digital
b) Informe o login e a senha de acesso;
c) Selecione a opção correspondente ao certificado que deseja no menu “OBRAS”; OBRAS NÃO PUBLICITÁRIAS / CERTIFICADO DE PRODUTO BRASILEIRO/CPB/ REQUERER CPB
d) Preencha os campos do formulário eletrônico;

Tente certificar sua obra como brasileira independente constituinte de espaço qualificado, gênero videomusical.

e) Verifique se os dados estão corretos; e
f) Finalize a tarefa, clicando em “confirmar“.

Em seguida, encaminhe a obra (show ou videoclipe) e os documentos exigidos ao fim do cadastro para o seguinte endereço:

Av. Graça Aranha, 35 – 3° andar – Centro, 20.030-0002, Rio de Janeiro – RJ;

Em caso de dúvida, envie sua consulta para os endereços eletrônicos abaixo:

registro.cpb@ancine.gov.br (dúvida sobre Certificado de Produto Brasileiro – CPB)

registro.naopublicidade@ancine.gov.br (dúvidas sobre registro de obras não publicitárias)

Se a sua obra for certificada, você será informado via email.

Se a sua obra foi certificada como conteúdo brasileiro independente constituinte de espaço qualificado ou brasileiro constituinte de espaço qualificado, suas chances de ser exibido na Play TV aumentaram e você deve tirar o CRT (próximo passo)

3º passo

Depois que o seu CPB estiver pronto, basta entrar no sistema digital deles (onde você tirou o CPB) e ir no seguinte caminho: OBRAS / OBRAS NÃO PUBLICITÁRIAS BRASILEIRAS / CERTIFICADO DE REGISTRO DE TÍTULO / REQUERER CRT

Dai você segue as indicações do site, ele vai te mostrar detalhes do seu CPB e você vai confirmando. Na 4ª página ele vai perguntar as seguintes informações:

Tipo de contrato: (marque) produção própria.

Valor do contrato: deixe em branco.

Data de assinatura do contrato: coloque a data que vc assinar nosso termo de autorização.

Data de validade do contrato: coloque a mesma data da assinatura e marque prazo indeterminado.

Segmento do mercado: segmento de mercado audiovisual – serviço de com. eletrônica de massa por assinatura.

Isenção/redução: Brasileira / Mercosul – exceto publicidade

Cessionário: sua própria empresa ou seu próprio CPF.

Confirme

Depois disso, o sistema vai gerar um boleto para pagamento (GRU) e vale para todos os canais de TV Paga por 5 anos.

Quando você tiver estes 2 certificados (CPB e CRT), envie para a Play TV o PDF do CRT por email junto com o Contrato de Licenciamento preenchido, rubricado (na página 1) e assinado (na página 2) escaneado.

Gostou das dicas de como fazer para o seu videoclipe ser exibido na TV?

Caso tenha mais dúvidas sobre como fazer para o seu videoclipe ser exibido na TV, entre em contato conosco.

Leia também:

RELACIONADAS