Meta anuncia ferramenta de Inteligência Artificial, Make a Video, capaz de produzir vídeos a partir de textos
A Meta anunciou nos últimos dias Make a Video, uma ferramenta online que gera pequenos videoclipes tendo como base uma descrição de texto. O contexto de sistemas de Inteligência Artificial é muito propício no campo de textos para imagens é uma das principais investidas das grandes corporações de tecnologia, DALL-E 2, Stable Diffusion e outros projetos rivais do Google, assim como a própria Meta, tem ganho terreno no último ano. Mas nenhuma investida tinha alcançado o próximo nível nesta corrida, e a empresa de Zuckerberg tomou a dianteira com estender o conteúdo de Inteligência Artificial para criar vídeos.
Como funciona o Make a Video?
Assim como os geradores de imagens a partir de textos, as pessoas tem que escrever algo que elas querem visualizar e o sistema retorna com uma arte visual do que foi descrito. No caso do Make a Video, um vídeo.
- Make a Video também pode criar videos a partir de imagens ou pegar vídeos previamente existentes e criar novos que sejam similares, alega a empresa do criador do Facebook
- A ferramenta ainda está em fase de testes com desenvolvedores mas a Meta pretende liberar para o público a novidade a partir de Novembro.
Claro que a produção de imagens a partir de Inteligência Artificial, em paralelo, já levantou no público preocupações a respeito à propriedade, privacidade, conjunto de dados em que se baseiam e o impacto que seu advento pode ter na renda ou no emprego dos artistas.
“Queremos ser cuidadosos sobre como construímos novos sistemas de IA generativos como este”, disse Meta em um post no blog da empresa
“Estamos compartilhando abertamente essa pesquisa generativa de IA e resultados com a comunidade para feedback e continuaremos usando nossa estrutura de IA responsável para refinar e evoluir nossa abordagem a essa tecnologia emergente”, frisa a companhia de Mark
Para entender um conteúdo mais aprofundado sobre a história por trás das imagens criadas a partir de Inteligência Artificial, leia o artigo do jornal The Washington Post.
Agora imagine só poder produzir um videoclipe de um artista a partir desta nova tecnologia?
É algo que definitivamente está mais perto do que jamais imaginaríamos.