Como aproveitar ao máximo o Crowdfunding no Blockchain

10 agosto POR ALGOHITS

Desde o advento e introdução do uso público, a internet tem sido uma das melhores e mais populares tecnologias no campo da inovação. Tendo iniciado em 1998 com 140 milhões de usuários, mais usuários chegaram alcançando um aumento médio de 63% ao ano. Em 2021, o número de carteiras blockchain atingiu o mesmo marco – 140 milhões – e o Bitcoin teve uma taxa de crescimento anual de 113%. A capitalização de mercado de todas as criptomoedas também atingiu US$ 2 trilhões em abril de 2021, tornando-se a classe de ativos de crescimento mais rápido da última década.

Essas estatísticas, entre muitas outras, formam a base da participação da tecnologia blockchain como uma das inovações que mais crescem na história da humanidade. 

Muitas indústrias tradicionais estão migrando suas operações para o blockchain para alavancar o potencial dessa tecnologia. É apenas uma questão de tempo até que a indústria de crowdfunding explore o blockchain, abrindo caminho para que mais fundos fluam para o espaço. Por exemplo, o Kickstarter, uma das mais tradicionais plataformas de crowdfunding estadounidense, anunciou seus planos de mover toda a sua operação para o blockchain em 2022.

O que isso significa na prática para criadores e doadores?

As plataformas de crowdfunding têm possibilitado ambientes para golpistas e falsas reivindicações de doação. Bastam alguns cliques para criar um perfil falso na maioria dos sites de crowdfunding, coletar doações para projetos falsos e arrecadar fundos para vítimas de tragédias que nunca os receberão.

Então, como proteger criadores e doadores, permitindo que novos projetos e iniciativas garantam financiamento e floresçam, sem risco significativo para nenhuma das partes?

A tecnologia Blockchain oferece uma excelente vantagem para o setor de crowdfunding, trazendo transparência e segurança ao espaço e protegendo criadores e doadores durante as interações.

Projetos de crowdfunding com blockchain

Os projetos de captação de recursos baseados em blockchain oferecem uma solução para criadores que precisam comprometer quantidades substanciais de recursos, tempo e dinheiro no desenvolvimento de ideias, produtos ou serviços.

As arrecadações de fundos permitem que as organizações testem novos produtos para medir a aceitação e a viabilidade do mercado antes de comprometer os fundos para um maior desenvolvimento. Esse conhecimento de mercado torna os criadores mais dispostos a assumir o risco financeiro para produzir material que possa beneficiar a si ou a outros. Sem essas garantias, os criadores talvez nunca consigam decolar alguns desses produtos.

Hoje, muito do dinheiro que foi investido em campanhas de crowdfunding agora flui através de blockchains na forma de organizações autônomas distribuídas, ou OADs (“DAOs” em inglês)

Um excelente exemplo de projeto que arrecadou fundos por meio de uma iniciativa de crowdfunding é o ConstitutionDAO, que arrecadou US$ 46,3 milhões de milhares de apoiadores para comprar uma cópia rara da Constituição dos EUA. Uma vez que não conseguiram vencer o leilão, ofereceram reembolsos aos seus doadores e dissolveram a iniciativa.

Então, como funciona o financiamento coletivo?

Quando um criador apresenta a iniciativa de um novo produto, os interessados ​​podem optar por apoiar a causa e garantir o acesso antes da produção.

Cada apoiador transfere a quantia necessária em uma moeda estável para uma carteira de garantia vinculada a um contrato inteligente. O criador pode iniciar a produção quando o valor total em depósito atingir a meta dentro de um período especificado.

Três cenários de termos de crowdfunding blockchain

Uma vez que todo o produto é criado, publicado e aceito pela maioria dos doadores por meio de um sistema de votação de governança, os fundos completos são liberados para os criadores. Quando cada marco é alcançado e aceito por uma proporção predefinida de apoiadores, uma parte dos fundos é liberada para facilitar o progresso do projeto.

Quando o produto é criado e lançado ao público, os fundos podem ser liberados para o criador com ou sem aceitação do doador independente dos níveis de aceitação do doador.

Uma vez que todo o produto é criado, publicado e aceito pela maioria dos doadores por meio de um sistema de votação de governança, os fundos completos são liberados para os criadores.

A quantia predeterminada da carteira de garantia será transferida para o criador assim que o consenso for alcançado. Dessa forma, o contrato inteligente isola os doadores contra erros de julgamento dos criadores do projeto.

A plataforma integradora também pode explorar empréstimos DeFi lastreados em ativos para o capital de giro provisório se o criador precisar dos fundos para criar o projeto.

* O empréstimo em Defi exige uma garantia assim como nos bancos tradicionais e isso acontece por meio de uma operação chamada sobrecolaterização, e essa garantia precisa ser um valor maior do que você quer pegar emprestado (saiba mais).

Você precisa entender blockchain para usar este contrato inteligente de crowdfunding?

A resposta é não, você não precisa entender de blockchain para usar essa plataforma de crowdfunding em seu negócio.

A Forward tem uma solução de contrato inteligente que permite que os processos de crowdfunding da Web 2.0 sejam aprimorados usando recursos de blockchain. É um ambiente sem código criado para usuários não técnicos aproveitarem o poder do blockchain na maneira como usam aplicativos atualmente em seus negócios.

Por exemplo, um ilustrador experiente pode lançar um novo livro de arte usando o kit de ferramentas de financiamento coletivo personalizável. O ilustrador mostra o objetivo, o trabalho passado, os riscos e, em seguida, define os parâmetros e o roteiro. Graças à natureza descentralizada das ferramentas da Web 3.0, o projeto ganha exposição sem restrições geográficas. Os potenciais doadores contribuem para o projeto em um ambiente sem confiança alimentado por contratos inteligentes.

O contrato inteligente tem uma interface de usuário simples com a qual criadores e doadores podem interagir facilmente – nada muito diferente dos outros aplicativos que eles usam todos os dias.

Portanto, os usuários não precisam entender como o blockchain funciona antes de se beneficiar de sua funcionalidade.

Os doadores podem usar cartões de crédito e débito regulares para se comprometer com campanhas, enquanto os criadores recebem moeda fiduciária para realizar seus projetos.

O que procurar em um aplicativo de crowdfunding blockchain?

As melhores plataformas de crowdfunding blockchain terão contratos inteligentes totalmente personalizáveis ​​que permitem definir os termos do contrato, levando em consideração as condições em que os fundos são liberados para o criador.

Ele permite que os doadores escolham campanhas que oferecem termos com os quais concordam. Além de também estabelecer um relacionamento transparente onde criadores e doadores são protegidos.

A tecnologia Blockchain está revolucionando o crowdfunding. Auxiliando no avanço da interação entre inovadores, doadores e consumidores. Graças aos contratos inteligentes, os doadores podem contribuir com segurança para seu projeto favorito.

Os consumidores podem apoiar qualquer criador e comprar produtos digitais. Ao fornecer uma estrutura descentralizada e sem confiança, os inovadores têm a oportunidade de iniciar negócios, resolver problemas e produzir novas tecnologias.

Artigo traduzido e adaptado do site Entrepreneur.

RELACIONADAS